Blog – ARM Consultoria Blog Ramo de atividade: o que é e como definir o da sua empresa

Ramo de atividade: o que é e como definir o da sua empresa

Ramo de atividade: o que é e como definir o da sua empresa

A primeira escolha que você precisa tomar na hora de abrir sua empresa é definir o ramo de atividade ou de atuação.

Ramo de atividade nada mais é do que o segmento dentro do qual a sua empresa vai atuar, que pode ser indústria, comércio ou prestação de serviços.

A definição do ramo de atividade deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer negócio e, para fazer a melhor escolha, é preciso considerar questões como área de conhecimento, público-alvo, concorrência, entre outras.

Quer empreender e tem dúvidas sobre como escolher o seu ramo de atividade? Acompanhe o post e fique por dentro de como escolher o ramo de atividade da sua futura empresa.

O que é ramo de atividade?

O ramo de atividade pode ser entendido como o segmento do mercado no qual uma empresa tem a oportunidade de se inserir ou atuar. Ele é caracterizado por atender às demandas específicas dos consumidores, sejam elas necessidades ou desejos.

Existem três ramos de atividade: indústria, comércio e serviços. E, dentro de cada um deles, pode haver uma série de áreas de atuação, tais como fabricação de produtos, vendas ou prestação de serviços.

Possíveis ramos de atividade para abertura de empresa

Para definir o ramo de atividade na abertura de empresa, primeiramente você deve escolher entre as três grandes áreas: indústria, comércio e serviços. Dentro de cada uma delas, existem inúmeras áreas de atuação.

Comércio – Empresas nesse ramo de atividade atendem o consumidor final, aquele que compra produtos para uso pessoal. No geral, eles compram de outros fornecedores e revendem.

Exemplo: Lojas de roupas, calçados, acessórios, supermercados, lojas de produtos naturais, lojas de brinquedos, loja de móveis, etc.

Indústria – Essas empresas atuam transformando matéria-prima e insumos em produtos para comercialização para outras empresas que podem ser lojas do comércio, setor corporativo e outros. O ramo de atividade será definido pelo tipo de mercadoria que produz.

Exemplo: Fábrica de móveis, utensílios domésticos, indústria gráfica, automóveis, confecções, entre outros.

 – Prestação de serviços – Nesse caso, as empresas apenas prestam serviços à população, não vende nenhum tipo de produto. Exemplo: Manicure, cabeleireiro, borracheiro, agência de marketing, agência de viagens, contabilidade, táxis, cinema, clínica médica, dentistas, entre outros.

Todas as atividades que fazem parte desses 3 setores são cadastradas no CNAE, que é uma forma que a Receita Federal possui para classificar o seu ramo de atividade.

A classificação de atividades econômicas (CNAE) é registrada juntamente com o CNPJ da empresa.

Como definir seu ramo de atividade?

Definir o ramo de atividade requer uma série de cuidados e decisões para minimizar os riscos, principalmente relacionados aos investimentos.

Por isso, na hora de definir o seu ramo de atividade, é preciso que você:

  • considere uma área de atuação que realmente goste;
  • tenha conhecimento sobre o segmento;
  • conheça bem o seu público-alvo;
  • faça uma análise da concorrência;
  • pense no futuro do seu negócio;
  • calcule o investimento necessário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post