O termo vem da palavra inglesa hold, que significa uma empresa que segura, que mantém a administração de outras sociedades. Sua função não é produzir bens ou serviços, mas ter ações dessas empresas, de modo a dar poder de voto e gerenciamento para seus proprietários.
Sendo assim, o Holding é um tipo de organização criada com o intuito de participar de outras companhias por meio da detenção de quotas ou ações de seu capital social.
Desta forma, a holding passa a controlá-las, o que configura o domínio de uma sociedade sobre outra.
Mas para qual a finalidade de uma holding? As principais finalidades são a proteção patrimonial, sucessão hereditária e economia de impostos. E qualquer empresa ou pessoa física pode usufruir desse mecanismo legal.
Tipos de holdings
Holding pura
Neste tipo de holding, há somente a participação no capital social de outras empresas.
Sua função é, unicamente, administrar e controlar estas outras, eventualmente financiando o necessário para sua operacionalização.
No entanto, não realiza nenhum tipo de operação, razão pela qual o objetivo social se restringe à participação no capital social de outra empresa.
Por outro lado, as mudanças internas são mais facilmente implementadas, podendo, por exemplo, mudar de sede social com grande facilidade.
Holding mista
A holding mista, por sua vez, é a mais usada no país, em razão dos benefícios tributários e administrativos que oferece.
Ela pode, além desta atuação na participação do capital social, se envolver igualmente na exploração de atividades empresariais, sobretudo prestação de serviços civis e comerciais, mas não os industriais.
Holding administrativa
A holding administrativa é aquela constituída com o fim de aperfeiçoar e otimizar o controle empresarial, já que se torna detentora do capital social e responsável por todas as decisões do grupo econômico. Nesse sentido, ela substitui, legalmente, os sócios-pessoas físicas do quadro social da empresa que detém, passando a geri-la e administrá-la.
Holding de participação
A holding de participação é uma sociedade constituída para centralizar a administração de outras sociedades.
Em geral, ela assume a administração de participações societárias minoritárias — em que não há o interesse pessoal do pequeno acionista em se envolver ativamente nas decisões da empresa — transferindo essa função para profissionais qualificados.
Holding derivada
É quando uma empresa já existente se transforma em holding.
Holding setorial
A holding setorial é responsável por agrupar diversas sociedades em função de seus objetivos comuns, como industriais, comerciais, rurais, financeiros, entre outros.
Holding de controle
A holding de controle é uma forma de garantir a administração sobre o próprio negócio, ainda que haja a participação de terceiros em sua companhia.
Além disso, a holding priva o acionista majoritário de possíveis dificuldades de consensonas decisões tomadas.