fbpx

Análise Tributária: por que realizar na sua empresa?

A análise tributária é fundamental para a boa gestão de uma empresa. Isso porque ela envolve o levantamento de dados financeiros, contábeis e fiscais para a escolha do melhor regime tributário.

Ela também inclui verificar a obrigatoriedade e aplicação de todos os impostos para cada atividade. Além disso, informa suas variações de acordo com cada região e operação específica.

No mercado atual, realizar a análise tributária pode gerar ganhos altos para o negócio, reduzir os custos e ainda conquistar melhores resultados.

Neste post, você vai ver o que é e qual a importância de fazer a análise tributária. Vamos lá?

O que é planejamento tributário?

Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.

Desta forma, cabe ao responsável pela tomada de decisão da empresa, como a ajuda de um contador ou empresa especializada, entender as limitações previstas em lei, tipos de tributação e planejar a sua estratégia de atuação no Planejamento Tributário empresarial.

Sempre que um novo exercício financeiro está começando, a empresa deve fazer um planejamento de todas as suas atividades, incluindo aquelas que são relacionadas ao pagamento de impostos e outros tributos.

Dessa forma, podemos considerar o planejamento de tributos uma ferramenta que faz a projeção das atividades econômicas da organização e encontra meios válidos e de acordo com a legislação para diminuir a soma de impostos e tributos pagos.

Benefícios da análise tributária

O serviço de análise tributária proporciona diversos benefícios para a empresa. Por exemplo, com a análise tributária é possível identificar  falhas e erros que podem gerar multas e prejuízos fiscais.

Outra vantagem é que a economia gerada por meio de uma gestão eficiente de tributos permite a empresa investir em outros setores estratégicos.

Se você não acredita na importância no planejamento tributário, separamos as principais vantagens:

Participação nos gastos da empresa

Reduzir qualquer valor com a análise tributária se traduz em uma melhor competitividade e com certeza maior lucratividade.

Uma área a gerenciar

Muitas empresas estão atentas ao Planejamento Tributário. Como a despesa é representativa sobre o total, esta tem se tornado uma área dentro das empresas, é tão essencial quanto o Marketing ou as Vendas e deve ser vista de forma estratégica.

Necessidade de reduzir gastos

Essa é uma constante na vida das empresas e chega uma hora que não tem onde reduzir sem prejudicar a qualidade do produto ou o serviço prestado. Bem, se a empresa não focou nos tributos, essa é uma oportunidade nítida que você pode estar deixando para trás.

Evitar pagamentos desnecessários

Existem alguns tributos que são cobrados e que não são obrigatórios em certas situações. Atento a isso na hora do planejamento tributário é possível descobrir se há algum na sua empresa.

Permite controle do fluxo de caixa

Como existem escolhas na forma de pagamento, você pode ajudar no fluxo de caixa do seu negócio, escolhendo uma forma que você pague após o recebimento de uma venda.

Pode ser realizada por qualquer empresa

Não existe restrição, qualquer empresa pode escolher fazer um planejamento e escolher a melhor forma de pagar seus tributos.

Quando fazer a análise tributária?

Para que esta decisão seja a mais correta, torna-se necessária uma análise tributária, comparando os tipos de tributações possíveis para cada tipo de empresa e escolhendo a tributação menos onerosa.

Uma vez eleito o regime tributário essa opção valerá para todo o ano, não podendo ser mudado.

Essa análise é baseada nos dados contábeis do exercício em vigor, levando em conta os tributos que a empresa está sujeita. (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ICMS, IPI, ISS, Simples Nacional).

Os principais passos para ajustar o seu planejamento tributário

O primeiro passo para se fazer um bom planejamento é ter um sistema operacional verdadeiro e bem definido.

1º – Tenha em mãos a expectativa de faturamento de sua empresa, para onde e para quem se pretende faturar, quais são os seus produtos ou serviços, o que irá comprar e quais serão os seus insumos. Previna as despesas operacionais, margem de lucro e valor da despesa com empregados;

2º – Busque ajuda de especialistas no tema. Com isso, é possível analisar todos os pontos e realizar uma comparação entre lucro real, lucro presumido e simples nacional.

3º – Tudo é uma questão de estudo sobre o que sua empresa produz. Ou seja, a análise criteriosa dos valores que serão gastos, do lucro que se pretende, do que irá ser cobrado e gasto com tributos, equacionando isso para que se chegue a um valor equilibrado para sua empresa.

Portanto, vale a pena investir no serviço de uma empresa especializada, que poderá além de avaliar as melhores ações de planejamento de seus gastos, também irá afastá-lo de possíveis contingências fiscais, pois sabemos o quanto as multas fiscais são altas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?