O que é Gestão de Riscos e como fazer
Se você tem uma empresa ou vai começar a empreender, sem dúvidas precisa de uma boa Gestão de Riscos. Hoje, vamos falar mais sobre esse assunto e te ensinar como fazer!
A Gestão de Riscos tem como objetivo principal a diminuição de incertezas em um negócio, seja começar um empreendimento, uma compra de ativos ou realizar financiamentos. Mesmo inconscientemente, sempre que fechamos um novo negócio, realizamos uma estimativa de retorno de tal e calcula possíveis problemas.
Aliás, usamos a gestão de riscos nas nossas próprias vidas pessoais, o tempo todo, sempre buscando entender quais as consequências de nossos atos, seja ele micro ou macro.
As incertezas que envolvem o início de um novo investimento devem ser bem consideradas, afinal de contas, elas podem significar oportunidades ou o fim de todo um sonho construído. Para entender mais sobre Gestão de Riscos, continue sua leitura.
O que é Gestão de Riscos
Gestão de Riscos é o processo de planejamento, controle e organização de recursos em busca de soluções para possíveis problemas que podem ser encontrados.
Além disso, é neste processo que a empresa consegue determinar um equilíbrio entre gastos e objetivos, com a intenção de tornar o valor de retorno mais assertivo e otimizado. Também cabe a gestão de riscos prever inseguranças não somente internas, mas também o fator exterior.
Por exemplo, o comportamento dos clientes, novos concorrentes, novas tecnologias entre outros, são inseguranças externas, pois a empresa não pode controlar. Enquanto isso, as inseguranças interiores podem ser mensuradas com mais facilidades e resolvidas com mudanças estruturais.
Um bom plano de Gestão de riscos consegue prever essas situações e diminuir os impactos causados por tal.
Como fazer Gestão de Riscos
Se você ainda não tem uma gestão de riscos para a sua empresa ou investimento, confira nossas dicas para formalizar esse assunto e estar preparado para possíveis acidentes.
A Gestão de Riscos não é tão difícil quanto parece, e para facilitar ainda mais o seu planejamento, podemos separar em 6 tópicos:
1. Planejamento de gerenciamento de riscos
Nesta etapa é importante levantar métodos e ferramentas sobre como será o gerenciamento e a metodologia de riscos. Como agir em frente aos problemas.
2. Identificação de riscos
A fase de identificação de riscos consiste em identificar os riscos internos e externos, e pensar também no tópico anterior, buscando encaixar cada problema com uma metodologia específica.
3. Analise qualitativa de riscos
Avaliar os efeitos dos problemas sobre a empresa e classificar qual deve se dar mais atenção.
4. Analise quantitativa de riscos
Avaliar os efeitos de forma numérica, para investigar a probabilidade de riscos e impactos sob o negócio.
5. Planejamento de repostas
Aqui, são construídas as estratégias de soluções para os riscos, com suas especificações e planos de ação.
6. Monitoramento
Com o passar do tempo, é possível se prever novos riscos e conferir a reação das ações tomadas.
Agora que você já entendeu a importância da Gestão de Riscos, venha conhecer a ARM Consultoria! Contamos com uma equipe especialista e com propostas criativas e modernas para te ajudar.